Daisypath Anniversary tickers

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Acampamento das Mocas 2010

Sou “macaca veia” no quesito acampamento. Eu me batizei com 17  e nao passei anos acampando como jovem, mas DSCF5075assim que sai da Organizacao das Mocas fui a tantos acampamentos como lider de alguma coisa que perdi as contas.  fui abencoada com  lideres maravilhosas como Teresinha Tavares e Sonia Homolka, duas grandes Presidentes da OM a nivel de Estaca.

Aproveitei o tempo que tive da melhor maneira. Eu fazia tanta arruaca melecando as outras mocas de creme dental nas madrugadas, que lembro de um ano em que Andrea Medeiros me pediu pra abencoar o alimento no ultimo dia e quando baixei a cabeca, havia uma “Conspiracao Ketchup & Mostarda” contra mim, e todo mundo tava “armado” com esses dois poderosos corantes. Deram-me um “banho” que o meu amigo leitor nao faz ideia. Parecia que eu tinha saido de um tiroteio.

Acampamento no Brasil e muito bom. Primeiro que e uma provacao pra fazer: O orcamento nunca e suficiente pra cobrir a genialidade e criatividade da lideranca. E segundo que o que conseguimos oferecer, muitas mocas nao tem condicoes de pagar pra participar. O que e muito triste e envolve uma serie de aspectos, os quais nao motiva se lista-los. Alguns meses atras, um membro do sumo conselho ligou pra meu marido numa manha de sabado, por volta das 8h. O prezado Senhor de quem eu nao lembro o nome (sou pessima pra lembrar nomes em ingles) me deixou tao aflita com a ligacao, eu pensei que algum chamado a nivel de estaca estava vindo, sou “perseguida” pela OM nos 4 cantos da Terra. Quando percebi que era apenas um convite para ajudar na cozinha durante os dias do acampamento, o que e um trabalho arduo, me senti tao aliviada que aceitei na hora. E passei o feriado de “memorial day” longe de marido lindo, que curtiu esse dia num churrasco entre amigos com Dylan e Kohler.

Porem, quando vi que o acampamento tava chegando, deu um desanimo. Passar 5 dias longe do meu marido e no meio de um moi de gente que eu nao conhecia, cozinhando “coisas estranhas” aff, eu tava quase desistindo. Ate porque eu me arretei quando soube que tinha que pagar 45 dolares pra trabalhar que so uma condenada. Detalhe: o preco pra OM era o dobro. Como eu sou muito comprometida com a causa, fui em frente e botei a vergonha no bolso, aumentei a simpatia em 100% afim de sobreviver entre os “estranhos”. O que deu certissimo. Pelo que sou tao grata e nao paro de falar da grande atividade.

Lembrei das “minhas” mocas queridas de Recife, bem como do grande exemplo de lideranca que me guiou no passado. O saudosismo bom arretado!

A propriedade: LoMia foi o nome dado a uma fazenda que um Presidente da Estaca Mesa Maricopa comprou na decada de 40 por apenas 2500 dolares e construiu varias tendas de alojamento, uma area coberta para atividades culturais e uma capela no meio de um bosque, com bancos feitos de troncos de arvore, sem cobertura, totalmente ao ar livre, pra nos fazer lembrar os primordios da igreja. Aquele homem doou a propriedade pra igreja e la passaram a acontecer desde aqueles anos, os acampamentos das mocas nesta regiao. Ou seja, as mocas aqui acampam todos os anos no mesmo lugar e aguardam anciosamente pelo dia de voltarem a acampar novamente. Pra esclarecer, nao ha barracas.

Elas dormem em alojamentos com beliches. Nao ha pscina, atividades aquaticas acontecem no grande lago, o qual nao cheguei a ver porque passei a maior parte das horas entre 6am e 9pm dentro da cozinha. E mesmo quando estava fora da cozinha, fazia coisas relacionadas com ela. Falando pela terceira vez em cozinha, pra nao quebrar a regra de mencionar a mesma palavra mais de 3 vezes, existia uma la e altamente equipada, com varios fornos e fogoes industriais, bem como frezeres e refrigeradores. Existe uma Lideranca da copa. como assim cara palida? Isso mesmo, e a nossa era Shelly. Ela mencionou que quando essa lider e chamada, a lideranca do sacerdocio espera que ela comprometa-se em servir por 3 anos. Maes nao levam os filhos pequenos pra o acampamento, mas e claro que estamos em um lugar onde isso e possivel, entao nao da pra comparar isso com as grandes mulheres que serviram e servem com todo coracao mente e forca nos acampamentos do Brasil, onde nao e possivel contratar esse servico. Isso aqui e um chamado, so a nivel de informacao.

Me surpreendeu o tema do Acampamento: “ENCONTRANDO O HEROI QUE HA EM VOCE”. A diretoria de acampamento mixou herois de TV e quadrinhos, com os herois das escrituras, numa grande apresentacao em power point no serao domingueiro. porem, cada grupo etario da OM e cada nivel de lideranca, tais como: Diretoria de acampamento, presidencia da OM da Estaca, “escaravas” cozinheiras (onde eu estava inserida),

artesas e lideres do sacerdocio foram representadas por personagens da ficcao. Tivemos Batman e Robin, Superman, Mulher Maravilha, Meninas Super Poderosas (eu era uma delas), Power Rangers, Hulk, Os incriveis, Capitao America e tantos outros que talvez seja possivel reconhecer nas minhas fotos. Entao tudo isso produzia um colorido danado. O que alegrava os olhos.

As Laureis, tomam conta de tudo. Elas dirigem todas as reunioes, com excessao da sacramental e nesta, sao as oradoras principais, alem de sua presidente e do presidente de Estaca junto com sua esposa. Sim, tivemos 5 discussantes. Estavam a frente de todas as apresentacoes teatrais bem como a maioria das musicais. Elas fortalecem as jovens que participam no primeiro ano, bem como as lideres jovens.

Descobri que o sonho de toda moca e ser uma Laurel no ultimo ano de acampamento, porque elas sao o gas da atividade. E mais, todas, repetindo, TODAS participam, brilham e aparecem. Mesmo as mais acanhadas. Entao isso nao da espaco pra comentarios negativos ou baixa auto-estima por parte das outras.

As jovens do primeiro ano foram reconhecidas e receberam uma capa de heroi vermelha, na qual estava escrito “HEROI EM TREINAMENTO”,

o que se harmoniava criativamentente com o tema do acampamento. Elas tambem eram as que mais auxiliavam na cozinha, limpandoDSCF1059 o que a gente sujava. Aqui e assim. Cada ano, e um grau de responsabilidade. Todas tem que passar por essa fase de desenvolvimento ate que chegue a epoca em que como laurel, quase saindo da OM, quando elas dirigem tudo! Todos os bispos receberam suas capas de Super Bispo e as esposas deles de Super Esposa. De alguma forma, cada individuo no acampamento era um super heroi. 

As caminhadas sao “coisinhas leves” de 3 ou quatro horas, dependendo da faixa etaria do grupo. As abelhinhas de 12 anos tinham a caminhada mais curta: 3 horas apenas, subindo e descendo montanhas e atravessando rios.

Sou muito grata por essa oportunidade. Eu estou completamente apaixonada pelas mocas. Elas sao puras, amigas, belas, espirituais, valentes em seu testemunho, obedientes, dispostas a servir, criativas, super inteligentes… o que mais posso dizer? Elas me fizeram ter mais fe, lembrar das jovens as quais tive o privilegio de servir em Recife, epoca na qual cresci tanto espiritualmente. As mulheres com as quais servi na cozinha sao ma-ra-vi-lho-sas. Estas, fizeram com que eu me sentisse em casa, me encheram de perguntas sobre quem eu era, de que buraco eu tinha saido e a medida que contei-lhes minha historia, passararam a me entender e acredito ate que a me amar mais. Aprendi muito com elas. Os lideres do sacerdocio de nossa estaca quando olhavam pra mim e talvez perguntassem a si proprios quem era essa criatura, “EU”, vinham a mim e se apresentavam e eram muito amistosos. Estavam sempre por perto, recolhendo o lixo, carregando o pesado, e abencoando nossas vidas.

Quebrada e feliz, cheguei ontem em casa. Dei um abraco no meu marido bem apertado, um cheiro bem gostoso no pescoco, disse pra ele o quanto o amava e que ele, sim, era MEU HEROI!

3 comentários:

  1. Ah qlindo,q experiencias né.....mas n tem como não amar o final da historia heheheheh,demais!!!

    ResponderExcluir
  2. Love! I'm glad you enjoyed the Girls Camp. I love hearing your stories about it. It's everything I had hoped it would be for you! Te Amo!

    ResponderExcluir
  3. acampamento é tudo de bom....eu tb adoro...esse foi o primeiro ano que eu não paticipei de um acampamento no carnaval...senti falta!!! parece ser bem diferente aí mas as experiências parecem ser ótimas como aqui!
    bjus

    ResponderExcluir

I`m...

Minha foto
Chandler, Arizona, United States
Sou a CEO da minha familia, a chef da nossa cozinha, piloto de fogao, especialista em transportes, decoradora, pscicologa, medica, esposa, mae, amiga... a lista e grande. mas tem uma coisa que sou igualzinha a voce: IMPERFEITA (O).